IFSP oferece 1.200 vagas para curso grátis de programação EAD

O curso de extensão “Programação de Computadores e Dispositivos Móveis” será ministrado no formato EaD (Ensino a Distância), utilizando a plataforma Moodle. Ele foi dividido em 4 módulos, sendo um introdutório de 20 horas; um de 50 horas que tem o objetivo de fazer uma introdução à lógica de programação; um de 80 horas com conceitos e práticas avançadas de programação e, por fim, um de 50 horas para a programação de dispositivos móveis (Android).

O curso está dividido em 4 módulos:
1 – Introdução à programação de computadores e algoritmos (20h)
Neste módulo, o aluno vai ter o primeiro contato com técnicas para desenvolver sequencias lógicas em busca de resolver qualquer tipo de problema. Após isso, os conceitos relacionados à computação (bits, bytes, armazenamento em memória, etc) serão abordados. Além disso, o módulo introduz conceitos do que é uma linguagem de programação a partir de exemplos reais utilizando a linguagem C.
2 – Lógica de programação básica (50h)
Neste módulo, o aluno vai ter, através da linguagem de programação C, os primeiros contatos com variáveis, estruturas sequenciais (entrada, processamento e saída de dados), estruturas de decisão, estruturas de repetição, vetores unidimensionais e modularização (funções e procedimentos).
3 – Lógica de programação avançada e banco de dados (80h)
Com os conceitos básicos de programação entendidos, o aluno então é capaz de compreender a lógica de programação orientada a objetos através da linguagem Java. Neste módulo, o aluno irá aprender, através de exercícios práticos, a desenvolver uma interface gráfica (caixas de texto, botões, rótulos, etc.), ler os valores inseridos na mesma e armazenar estas informações em um arquivo.
Após isso, o tema Banco de Dados é apresentado de forma que o aluno seja capaz de definir o momento correto de utilizar arquivos ou Banco de Dados para armazenamento de informações. O aluno terá contato com os principais comandos SQL (insert, delete, update e select). Com os conhecimentos de Banco de Dados adquiridos, o aluno aprenderá a manipular informações do Banco de Dados a partir de um sistema desenvolvido por ele, utilizando para isso a linguagem Java e todos os conceitos adquiridos até o momento.
4 – Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis (50h)
Este módulo fecha o curso e através dele, o aluno aprenderá a desenvolver aplicativos básicos que serão executados em dispositivos inteligentes como smartphones, tables, etc. O curso fará uma introdução ao desenvolvimento para dispositivos móveis; aplicações de dispositivos móveis em engenharia; ambiente de desenvolvimento; Interface Gráfica e Layout; Comunicação entre processos; Acesso a recursos de telefonia.
Vagas: 1200 vagas
Realização: Ambiente Virtual de Ensino Moodle
Modalidade: EaD (Ensino a Distância)
Inscrições: 21/07 a 31/07/2017
Confira o edital, aqui.
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site Extensão, pelo menu “Cursos –Inscrições Abertas”.

Tony Lisboa Autor

Técnico, programador, desenvolvedor, curioso e expert de plantão... são 25 anos de experiência em muitas áreas .. apreciador de uma boa cerveja e cultivador de bons momentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *